Nossa História

2002
2005
2006/2007
2007
2007
2008
2010
2012
2014
2014
2016
2018
2019
20/11/2019

Objetivo Central do Empreendimento

Criar a condição para consolidação de um ambiente físico de referência na temática Manufatura Avançada, inédito no País, operando com foco no desenvolvimento, experimentação, difusão e capacitação nas tecnologias típicas da Indústria 4.0, denominado LABFABER. O empreendimento nasce ancorado no ecossistema de inovação de Florianópolis, no Instituto da Indústria, através das competências tecnológicas dos pesquisadores da CERTI, do SENAI, e de outras instituições de referência mundial na temática, somadas às infraestruturas para manufatura, automação, inteligência fabril, testes e confiabilidade de produtos.

Visão de Futuro

Ser reconhecido como laboratório-fábrica de excelência digitalização da informação do chão de fábrica, diferenciando-se pelo domínio tecnológico de processos e pelo desenvolvimento de soluções inovadoras em planejamento virtual da produção e custos em tempo real, sensoriamento da produção e digitalização da informação, automação inteligente de processos fabris e gestão integrada da cadeia produtiva.

Aceleradora de Hardware – HARDS

O HARDS é uma aceleradora de Software/Hardware resultado da spin-off da Fundação CERTI, da CVentures e principalmente da aceleradora Darwin Startups criada em 2015. Atualmente se posiciona como um ecossistema de evolução para startups no segmento da Indústria 4.0.


A HARDS é mais que uma Aceleradora/ Micro VC é uma comunidade de empreendedores, mentores e corporações que visa trazer inovação para o mercado. Por meio de capacitação, infraestrutura de prototipagem, investimento financeiro e acesso privilegiado ao mercado e canais de distribuição logísticos, foi criado um ambiente que permite startups early stage crescerem para uma penetração rápida e mais sustentável no mercado.


O programa de aceleração HARDS surgiu para complementar o ecossistema de empreendedorismo em Santa Catarina. O Estado já contava com incubadoras e parques tecnológicos com foco em startups do mercado de software, assim como programas de incentivo ao empreendedorismo, que buscam atender aos projetos mais iniciantes. Faltava, portanto, um programa que atendesse as empresas que possuem produtos e serviços voltados para o mundo físico prontas para acelerar, mas que ainda não estavam preparadas para receber investidores. www.hards.com.br

Crenças e Valores